sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

VINHOS...

RESERVA ESPECIAL FERREIRINHA 1960
A falta deste vinho na recente prova vertical dos Reserva Especial Ferreirinha, que fiz no encontro com o vinho em Novembro de 2009, tinha – me deixado a um passo, da concretização de um dos meus sonhos vínicos, que era provar todos os Reserva Especiais desta casa, então senti – me tão perto de o concretizar, que só descansei quando encontrei esta, no meio de muitas garrafas deste Reserva Especial de 1960, onde me deram o privilégio de escolher a que achasse em melhores condições, quer de rótulo, quer de nível de liquido, acho que não tive “ azar “, estavam lá tantas, umas com o rótulo em melhor estado, outras com o dito já muito mal tratado, preocupei – me somente com o nível do liquido e com a rolha, quando se trata de vinhos velhos, convém carregar com alguma força a rolha para dentro da garrafa, se ela não se mover, então é arriscar com mais confiança, se for para baixo, deixem essa garrafa e procurem outra ( se houver ).
Não podemos esperar dum vinho com 49 anos !!!... a robustez ou a cor de um vinho jovem, mas o prazer que este tipo de vinhos, me dá ao prová – los, faz esquecer tudo o resto, este 1960 não me desiludiu, depois de 5 h a arejar ( 3 h de garrafa aberta e +- 2 h de decantação ) apresentou – se com uma cor atijolada, algum aroma a garrafa, algum couro, alguma complexidade, equilibrado, boa acidez e longo, acho que é um vinho em decadência, mas a esta podemos chamar – lhe… decadência nobre.
Penso que não há muitos vinhos em Portugal, com esta idade, que me possam dar uma prova equilibrada e com o prazer que este me deu…

BOAS PROVAS…

Sem comentários: